Notícias - CREF14/GO-TO promove debate sobre cursos de graduação no formato EaD

› Início › Publicações › Notícias

Publicado por: ANA PAIVA

30/10/2017 | 14:31:01

O Fórum de Coordenadores de Educação Física aconteceu em paralelo ao Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizado pelo Conselho Regional de Educação Física de Goiás e Tocantins (CREF14/GO-TO) em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a Federação Goiana de Desporto Universitária (FGDU) e trouxe, mais uma vez, o debate sobre a qualidade dos cursos de graduação no formato de Educação à Distância (EaD), na área da saúde.

O CREF14/GO-TO tem se preocupado com essa questão e proposto constante debate a respeito do assunto. Segundo o Presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional, Iransé Oliveira (CREF 000227-G/GO), “a preocupação é no que se refere a perda que esse aluno terá quando não tem a oportunidade de vivenciar práticas fundamentais da profissão, com orientação de um professor”. O Conselheiro ainda enfatizou que “esperamos que a discussão mobilize mais pessoas em torno dessa temática, para que possamos, num futuro próximo, reverter esse quadro, que já avança ao longo dos últimos 10 anos. E nós só vamos conseguir reverter isso se estivermos unidos no propósito de fazer uma formação diferenciada, ter profissionais altamente qualificados, que façam jus à nossa classe, Profissionais de Educação Física”.

A discussão contou com a presença de representantes das seguintes Instituições de Ensino Superior (IES) de Goiás: UEG-Campus Eseffego, UEG-Campus Itumbiara, Universo, UFG, Faculdade da Polícia Militar, UniEvangélica e ISECENSA, de Campos-RJ, representada pelo ilustre Professor Celby Santos (CREF 000063-G/RJ), ex Conselheiro do CREF1, que contribuiu ao debate com sua experiência alertando que “é preciso que haja entendimento da sociedade quanto à temática, e que cabe ao Profissional de Educação Física e seus representantes a popularização desse assunto”, e elogiou a iniciativa do CREF14/GO-TO em levantar esse tema dentro do JUBs, “é o lugar ideal para discutirmos esse tema, precisamos que os jovens tenha consciência e defenda a valorização da sua futura profissão”.

Os presentes se mostraram preocupados com o crescente número de vagas oferecidas no formato EaD e se comprometeram a estender a indignação aos setores dos quais fazem parte e levar os pontos apresentados a outras esferas da sociedade. O Presidente do CREF14/GO-TO, Jovino Oliveira (CREF 000598-G/GO), finalizou dizendo: Ficou claro que não é apenas do Conselho a preocupação com a defesa dos cursos de graduação com qualidade, no formato presencial, e os riscos das graduações em Educação Física no formato EaD. Cabe agora a responsabilidade individual de cada parte dar sequência nas ações encaminhadas e na sensibilização da sociedade importância do profissional de Educação Física, devidamente qualificado para o mercado de trabalho e devidamente registrado no Sistema CONFEF/CREFs.

 



Fonte:
CREF14/GO-TO

 



Avenida T-3, 1855 (nas dependências do Clube Oásis) - Setor Bueno, Goiânia - GO, 74215-110
Fone: (62) 3229-2202 | E-mail: cref14@cref14.org.br | Ouvidoria: ouvidoria@cref14.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 as 17:00 horas
© 2016 CREF14/GO-TO